quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto Dia da Árvore

O PIEF de recursos florestais decidiu comemorar o Dia da Árvore com uma intervenção na sua escola, uma forma de pôr em prática as aprendizagens feitas na EPA Quinta da Lageosa.
Definiu-se a área de intervenção: o talude NNW da escola, uma área já povoada com algumas espécies de grande porte mas que necesitava ser limpa e repovoada. Acresce o facto de toda a área do recinto escolar estar bastante exposta aos ventos frios de inverno que sopram frequentemente daquela direção, pelo que é necessário criar uma barreira mais eficaz. Pelo contrário, durante os meses quentes existe a necessidade de criar sombras que se projectem sobre o recreio e pavilhões de aulas. Assim, escolheram-se as espécies a utilizar tendo em conta vários critérios: o tipo de terreno, a existência de água, a resistência ao frio e ao calor, o porte das árvores, a ausência de produção de alergenos, a alternância entre folha perene e caduca e o cromatismo das folhas, para produzir um efeito visual mais agradável.
Com várias semanas de antecedência, os jovens e os professores da Lageosa iniciaram a intervenção no terreno, começando por limpar ervas daninhas e arbustos excedentários, limpar as árvores existentes de ramos secos ou danificados, por forma a permitir um crescimento harmonioso e definir e preparar os sítios onde se iriam plantar as novas árvores, tendo em conta os critérios estabelecidos. Foi criado o mapa do local e as equipas de trabalho agiram segundo o mesmo. Entretanto, foram feitos contactos no sentido de conseguir as espécies desejadas que a DRABI solicitamente forneceu e entregou na escola.
Para o Dia Mundial da Floresta - ou Dia da Árvore - estabeleceu-se um calendário que permitiu que, durante a manhã, todas as turmas da escola, assistentes operacionais e administrativos, a Direção e os professores que o desejaram plantassem a sua própria árvore. Esta foi a forma encontrada de envolver toda a comunidade na preservação de um espaço que queremos que cada um sinta como seu.
A cada turma recebida pelo PIEF-recursos florestais foi feito um acolhimento que constou da sensibilização para a necessidade de preservar a floresta, da distribuição de um espaço e uma árvore a plantar, uma semente em vaso e uma placa descritiva com a espécie e suas características.
As imagens dizem o resto...

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